RE TE TÉ?
Redigida por:
Bp. Janio Martins
16/11/2018. GO
Reteté ou Rétété é uma manifestação física praticada durante cultos religiosos, principalmente os que estão ligados com as igrejas neopentecostais no Brasil.
O reteté consiste em demonstrações de emoções de modo exagerado que, de acordo com os seus praticantes, são “manifestações do Espírito Santo de Deus”.
GRITOS E PULOS
Cantar, dançar desorientadamente, pular, gritar, rolar no chão, girar, entre outros movimentos aleatórios são algumas das características típicas do reteté.
SAPATINHO DE FOGO
Este “movimento” também é conhecido por “sapatinho de fogo”, em alguns estados brasileiros.
Este termo não possui uma origem etimológica conhecida, no entanto está relacionado com “algazarra”, “bagunça”, “barulho”, “festa” e etc.
Os que se utilizam dessa prática afirmam que esse movimento todo se dá porque se trata de uma igreja ou um povo pentecostal, porem o que caracteriza o cristão como pentecostal, é acreditar na operação do Espírito Santo, como força, encorajamento, poder, virtude para anunciar o evangelho de Cristo, de forma que os discípulos começara a ganhar almas a partir do dia do PENTECOSTE, onde todos foram cheios do Espírito Santo.
O QUE É SER UM PENTECOSTAL
Os elementos da Igreja Pentecostal consideram o batismo no Espírito Santo essencial no caminho da salvação. O batismo no Espírito é um fenômeno carismático caracterizado pela glossolalia, conhecido como dom de línguas 1 Coríntios 12:10. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.
No entanto, existe um conflito entre as igrejas pentecostais que praticam o reteté e as demais, pois, segundo os grupos tradicionais desta doutrina, o reteté é uma blasfêmia e desrespeito ao poder de Deus.
Muitas pessoas relacionam o reteté com a umbanda ou o candomblé – religiões afro-brasileiras - devido ao fato de se assemelharem nas manifestações de adoração ao que consideram sagrado.
VEJAMOS AQUI O QUE É A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
1.Cor. 12.7-11. Vejamos.
7.Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.8.Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9.E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11.Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Precisamos então, como bons servos de Deus, buscar fazer as coisas com decência e bem organizadas, arranjadas. A bagunça causada por alguns custou muitas críticas aos pentecostais. É bom lembrar que a doutrina pentecostal não aprova o reteté como vemos na maioria das igrejas. É portanto, responsabilidade dos líderes ensinar o povo sobre como e quando extravasar seus sentimentos sem prejudicar o culto e sem ferir a decência do povo de Deus.
Considerações:
Existem muita meninices, já por nós observadas em cultos em que alguns participantes do culto aguardavam um momento mais eloquente do pregador para incentivar a outros que estavam ao seu lado para levantarem e sapatearem fazendo um demonstração de poder ou de estarem cheios do Espírito, logo ao sentarem olhavam uns para os outros e começavam a sorrir da situação.
Nos deixemos nos encher do Espírito Santo de Deus, mas tenhamos cuidado para não ultrapassarmos dos limites, pois se deixarmos transparecer em nós o que em nós não está acontecendo estaremos mentido, e sobre nós recairá o preço da desobediência por agir com engano na casa de Deus.
Paz seja com todo o povo de Deus. Bp. Janio Martins.