“… Arrependam-se,
e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os pecados
sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo” (Atos 2.38).
Introdução
O batismo em águas é um ato de obediência
e submissão ao Senhorio de Cristo e um testemunho público de nossa fé cristã. O
batismo é um assunto de extrema importância para a igreja e especialmente para
os novos convertidos. Neste estudo você irá reconhecer a importância do batismo
em águas para a comunhão da igreja, a simbologia do batismo em águas, conforme
exposição do Novo Testamento e compreender pela Palavra de Deus que o batismo
em águas não é um cerimonial facultativo, opcional, mas sim uma doutrina
ordenada pelo Senhor Jesus.
DESCOBRINDO A VERDADE
I. O QUE É O BATISMO EM ÁGUAS?
A palavra vem do grego e significa “mergulho”, “submersão”. O batismo é a primeira ordenança de Jesus; é através dele que o novo convertido passa a fazer parte de uma igreja local. O batismo significa morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida em Cristo, disposição de viver de acordo com a vontade de Deus e identificação com o povo da aliança de Deus.
1. O batismo é símbolo da morte do crente para o mundo de pecado.
\”Pois sabemos que o nosso antigo ego foi crucificado com Ele, afim de que o corpo do pecado pudesse ser aniquilado para que não mais fôssemos escravos do pecado — porque qualquer pessoa que morreu já foi liberta do pecado \” (Rm 6:6.7).
I. O QUE É O BATISMO EM ÁGUAS?
A palavra vem do grego e significa “mergulho”, “submersão”. O batismo é a primeira ordenança de Jesus; é através dele que o novo convertido passa a fazer parte de uma igreja local. O batismo significa morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida em Cristo, disposição de viver de acordo com a vontade de Deus e identificação com o povo da aliança de Deus.
1. O batismo é símbolo da morte do crente para o mundo de pecado.
\”Pois sabemos que o nosso antigo ego foi crucificado com Ele, afim de que o corpo do pecado pudesse ser aniquilado para que não mais fôssemos escravos do pecado — porque qualquer pessoa que morreu já foi liberta do pecado \” (Rm 6:6.7).
O
poder do pecado sobre nós foi destruído na cruz, nosso “velho homem”, morreu
definitivamente, portanto estamos livres de sua tendência iníqua. A partir do
momento em que entregamos nossas vidas nas mãos de Cristo, aceitando a Ele como
nosso salvador, temos nossas vidas transformadas pelo poder do evangelho. O
“corpo do pecado” é nossa natureza, herdada de Adão, que ama o pecado. Embora
muitas vezes cooperemos voluntariamente com essa natureza, não somos nós, mas o
pecado é que é mau. Mas esse poder que operava em nossa vida foi derrotado. A
diferença é que antes de sermos salvos, éramos escravos de nossa natureza
pecaminosa. Mas desde que escolhemos viver para Cristo somos livres (ver
Gálatas 2.20).
2. O batismo identifica
o crente com Cristo: em sua morte, sepultamento e ressurreição.
Ou vocês não sabem que todos nós, os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em Sua morte? Fomos, portanto, sepultados com Ele através do batismo na morte. (Rm 6:3.4).
Ou vocês não sabem que todos nós, os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em Sua morte? Fomos, portanto, sepultados com Ele através do batismo na morte. (Rm 6:3.4).
O
batismo é o símbolo do sepultamento e ressurreição com Cristo; mas é mais do
que isso. Quando acompanhado de fé verdadeira, o batismo tem haver com a nossa
rejeição do pecado e dedicação a Cristo, o que resulta num fluxo contínuo de
graça e de vida divina sobre nós. O batismo significa identificação com Cristo
na sua morte e sepultamento, a fim de vivermos mediante a sua vida ressurreta.
Tão certamente como Cristo ressuscitou dentre os mortos, nós, que temos a
verdadeira fé salvífica nEle, andaremos em novidade de vida.’
COMPREENDENDO
A VERDADE
II. QUAL A NESSECIDADE DO BATISMO?
1. O batismo é uma ordenança de Nosso Senhor Jesus Cristo.
”Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28. 19).
II. QUAL A NESSECIDADE DO BATISMO?
1. O batismo é uma ordenança de Nosso Senhor Jesus Cristo.
”Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28. 19).
Aqui
descobrimos que o batismo é um mandamento do Senhor Jesus, o batismo é uma
etapa importante na vida daqueles que entregam suas vidas a Jesus. Porem sem
fé, o batismo não garante que a pessoa irá para o céu. Aqueles que se recusam a
aceitar Jesus como seu salvador serão condenados
tenham sido batizados ou não. Todo crente fiel terá prazer em cumprir esse
mandamento.
2.
Cristo nos deu o exemplo
“Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3. 13-17).
“Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3. 13-17).
Jesus
aqui pediu para ser batizado não porque tinha pecado, porque nunca pecou. A
frase “porque assim nos convém cumprir toda justiça” refere-se ao cumprimento
da missão confiada a ele por Deus. Jesus viu o seu batismo como forma de
promover o avanço da obra de Deus. Jesus foi batizado porque:
1. estava confessando o pecado em nome da nação, como Neemias, Esdras, Moisés e Daniel fizeram;
2. estava apoiando o que João pregava;
3. estava inaugurando seu ministério público;
4. estava se identificando com povo penitente de Deus, não com os fariseus, críticos que apenas assistiam.
1. estava confessando o pecado em nome da nação, como Neemias, Esdras, Moisés e Daniel fizeram;
2. estava apoiando o que João pregava;
3. estava inaugurando seu ministério público;
4. estava se identificando com povo penitente de Deus, não com os fariseus, críticos que apenas assistiam.
3.
Os crentes do início da igreja cristã nos deixaram o exemplo.
“De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;” (Atos 2. 41).
“De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;” (Atos 2. 41).
Nesta
passagem nós encontramos o exemplo da igreja primitiva na realização do batismo
em águas, após o sermão de Pedro, quase três mil pessoas creram na mensagem e
foram batizados em águas. Estes novos cristãos se uniram aos demais, foram
ensinados pelos apóstolos e incluídos nas reuniões de oração e na comunhão com
os santos.
APLICANDO A VERDADE
III. QUEM DEVE SER BATIZADO?
1. Os discípulos do Senhor.
Discípulo que dizer aluno. Como alunos de Cristo, somos seguidores de suas pisadas. todos que tomam uma atitude de servir ao Senhor, crendo que eLe é o Salvador, esse deverá ser batizado para a remissão dos seus pecados, o sepultamento do velho homem, nascendo, ressurgindo um novo homem.
III. QUEM DEVE SER BATIZADO?
1. Os discípulos do Senhor.
Discípulo que dizer aluno. Como alunos de Cristo, somos seguidores de suas pisadas. todos que tomam uma atitude de servir ao Senhor, crendo que eLe é o Salvador, esse deverá ser batizado para a remissão dos seus pecados, o sepultamento do velho homem, nascendo, ressurgindo um novo homem.
2.
Aquele que crer.
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16. 16).Aqui nós entendemos que para ser batizado é preciso crer. Portanto, um recém-nascido não pode ser batizado, por ainda não saber falar, não tem consciência de pecado e não pode converter-se, não pode ser candidato ao batismo em águas.
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16. 16).Aqui nós entendemos que para ser batizado é preciso crer. Portanto, um recém-nascido não pode ser batizado, por ainda não saber falar, não tem consciência de pecado e não pode converter-se, não pode ser candidato ao batismo em águas.
3.
Os arrependidos.
“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2. 38).
“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2. 38).
Se
você deseja seguir a Cristo, deve arrepender-se e ser batizado. Arrepender-se
significa afastar-se do pecado, mudar a direção de sua vida de egoísmo e
rebelião contra as leis de Deus. Não somos batizados para ser salvos, mas somos
salvos para ser batizados.
IV. A IMPORTÂNCIA DO BATISMO
Compreendemos pela Palavra de Deus que o batismo em águas não é um cerimonial facultativo. Opcional, mas sim uma doutrina ordenada pelo Senhor Jesus. Em suma o batismo é um ato de obediência e submissão ao Senhorio de Cristo e o testemunho público de nossa fé cristã. Em várias vezes, Jesus expressou a ordenança do batismo, pois ele é vital para que a pessoa assuma a responsabilidade de ser um discípulo. Em Mt. 28.19, Jesus refere-se ao dever de todas as nações serem ensinadas e serem batizadas. Em Mc. 16.16, também é mostrado o valor que Jesus dava ao batismo: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Assim, por meio do batismo, o discípulo integra-se à igreja visível de Cristo.
Compreendemos pela Palavra de Deus que o batismo em águas não é um cerimonial facultativo. Opcional, mas sim uma doutrina ordenada pelo Senhor Jesus. Em suma o batismo é um ato de obediência e submissão ao Senhorio de Cristo e o testemunho público de nossa fé cristã. Em várias vezes, Jesus expressou a ordenança do batismo, pois ele é vital para que a pessoa assuma a responsabilidade de ser um discípulo. Em Mt. 28.19, Jesus refere-se ao dever de todas as nações serem ensinadas e serem batizadas. Em Mc. 16.16, também é mostrado o valor que Jesus dava ao batismo: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Assim, por meio do batismo, o discípulo integra-se à igreja visível de Cristo.
Conclusão
O próprio Jesus desceu às águas do batismo, dando assim início ao seu ministério terreno. Jesus, embora não tendo pecado ao submeter-se ao batismo identificou-se com o pecador. Ele também demonstra em público a disposição de cumprir o seu ministério. Se o próprio Jesus aceitou essa ordenança, quanto mais o discípulo deve com alegria, segui-la. Dentre as várias narrativas sobre o batismo de Jesus vamos destacar a de Lucas. Este ressalta que no momento do batismo “orando ele, o céu se abriu” (Lc. 3.21). No momento do batismo, o discípulo deve seguir o exemplo do Mestre: estar orando! Bpo.
O próprio Jesus desceu às águas do batismo, dando assim início ao seu ministério terreno. Jesus, embora não tendo pecado ao submeter-se ao batismo identificou-se com o pecador. Ele também demonstra em público a disposição de cumprir o seu ministério. Se o próprio Jesus aceitou essa ordenança, quanto mais o discípulo deve com alegria, segui-la. Dentre as várias narrativas sobre o batismo de Jesus vamos destacar a de Lucas. Este ressalta que no momento do batismo “orando ele, o céu se abriu” (Lc. 3.21). No momento do batismo, o discípulo deve seguir o exemplo do Mestre: estar orando! Bpo.
Águas Lindas de Goiás: 25/11/2018. Janio Martins
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